Leonardo Curtolo Leandro
Insabots
Araras/SP, Brasil

TOC

Construindo a Identidade do Time

Construir a identidade de um time não é tarefa fácil, se é que pode ser considerada uma tarefa. Ela leva tempo e depende muito das características dos integrantes da equipe. Proporcionar um ambiente e momentos específicos para a interação entre as crianças é um grande passo para que o time desenvolva essa identidade.

Procure o equilíbrio - Desde meu início no FLL, em 2013, percebi que algumas equipes brasileiras possuíam a maior parte de membros mais velhos no time e poucos ou nenhum membro de menor idade. Como técnico, parece-me que trabalhar com os mais “velhos” seja mais fácil do que com um aluno mais novo, pois eles já tem alguma experiência, autonomia, etc. Na primeira equipe que treinei, só tínhamos meninos de 14-15 anos e foi um ano de muito aprendizado e de bons resultados, mas a equipe, por ser nova e de características muito parecidas, não possuía uma identidade bem definida… um bom exemplo foi a escolha do “logotipo” do time:

O primeiro logotipo da equipe na temporada Nature’s Fury

Todas as pessoas que nos encontravam, queriam saber o porquê deste logo…

O logotipo consistia no nome da equipe (INSABOTS - INSA é o nome da escola que representamos e BOTS, de Robots…) com um vulcão (por causa do tema da temporada…) explodindo peças de LEGO. Tcharãn!

Era uma identidade? Ainda que inicial, foi o que aquela equipe formada em menos de 2 meses pôde produzir e não fez feio… Fizeram um bom trabalho e conseguiram uma vaga para o torneio nacional, na primeira participação… Mas faltava alguma coisa… Equilíbrio! Equilíbrio em termos de idade e gênero… vou explicar: Aprendi com o passar do tempo, que conseguimos coisas muito legais quando mesclamos idades e, consequentemente, ideias diferentes! Assim como a entrada de meninas na equipe, que foi um salto de qualidade muito grande, essa mescla trouxe inúmeros aprendizados para todos. As crianças mais novas possuem ideias super legais e pensamentos “fora da caixa”, assim como as meninas, que tem outra visão, maior integração, organização e capricho nos materiais produzidos pela equipe! Assim, já na segunda temporada, este processo (demorado…) foi evoluindo!

Nesta imagem podemos ver o segundo logotipo usado pela equipe na temporada World Class…

Cada item possuía um significado para os integrantes do time… as cores, o tipo de letra, os números… tudo decidido em conjunto, através de momentos próprios…

Momentos - Garantir um momento no dia-a-dia ou na semana para debates, conversas, brainstorms, é muito importante para a criação da identidade do time e para a prática dos Core Values em geral… Nestes momentos, os alunos podem relaxar, conversar entre si e se conhecerem melhor! (Temos idades e séries escolares diferentes, lembra-se?)

Incentivá-los a estarem juntos em diversos momentos, como festas de aniversários uns dos outros, praticar um esporte na quadra da escola, ir ao cinema… é uma ótima e natural oportunidade para se criar afinidade e identidade!

Ida ao Cinema - Foi em um desses momentos que a equipe deu mais um passo na criação de sua identidade na temporada Trash Trek: Fomos assistir ao filme dos Pinguins de Madagascar juntos! Em seguida, discutimos algumas cenas do filme que poderíamos aplicar em nossas vidas e quais valores estavam presentes nas situações que os personagens do filme viveram e nos fora transmitido! E foi assim que surgiu o atual logotipo da equipe, que demonstra muito as características do time.

O atual logotipo: O nome INSABOTS foi mantido, trazendo o início da identidade, e aspectos feitos na segunda temporada. Porém, outros elementos foram introduzidos: O escudo e o pinguim Rico, personagem do filme. O escudo representa o time, a equipe. O Rico representa a alegria que devemos ter e que é a marca do personagem. Além disso, na natureza, pinguins são animais muito unidos, característica que os alunos reconheceram em si mesmos, e por isso, foram adotados como mascote da equipe, com o seguinte lema: INSABOTS, uma família pinguim!

Evolução - É preciso evoluir sempre o logotipo? A identidade da equipe se resume em um desenho? Não! Mas nós encontramos um meio de externar aquilo que realizamos e como nos sentimos! O cotidiano dos alunos nos treinos e os momentos que passam juntos são primordiais para o desenvolvimento de uma identidade deles e não uma cópia ou aquilo que o “técnico mandou”. O papel do técnico, como disse anteriormente, é proporcionar momentos para que a equipe interaja e desenvolva essa identidade própria, sempre se fazendo presente quando os alunos precisarem de uma orientação!

Na temporada Trash Trek, representamos o Brasil no APOC - Asia Pacific Open Championship, em Sydney, Austrália, em Julho de 2016 e conquistamos o prêmio “The positives”

Em meio a nossa comemoração, ali está também a nossa bandeira… que foi construída pelos próprios alunos, representando as características individuais e coletivas do time!

Finalizando - A identidade da equipe não se resume à um logotipo e não acontece de um dia para o outro, leva tempo! Precisamos de paciência, trabalho e incentivo aos alunos, pois são eles que se esforçam para encontrar soluções com a ajuda de seus técnicos e mentores e eles sabem que nós não temos todas as respostas, mas que aprendemos JUNTOS!! =)